segunda-feira, 6 de abril de 2009

Teu filho sonha acordado. Com o filho que ele quer ter...

Mais um filho de um amigo nasceu. Olhando grosseiramente não há nenhuma novidade nisso, já que quase todos, repito: quase todos os meus amigos de infância já têm filhos e, alguns destes, casaram-se. Minha irmã costuma brincar que nos "livramos" de ter filhos, porque saímos do parque atlântico. Parque atlântico foi condomínio onde morei dezoito anos de minha vida. Foi lá que cresci e que fiz muitas "viagens", enfim o parque atlântico foi o lugar onde nasci.
Como já havia dito no início, são os meus "sobrinhos" que nascem lá e olhem que muitos já até me chamam de "tio!" "Tio me dá um bom-bom? Tio faz isso! Tio faz aquilo!" Vê se pode? Pois é o tempo passa caro leitor e foi exatamente sobre isso que fiquei a refletir após minha visita um tanto "paternal".
Mas não fiquei pensando no fato de que, assim como eu, muitos de meus amigos são muito novos para ter filhos e todo aquele papo que já conhecemos. Inclusive o próprio Estado vem criando políticas de planejamento familiar, a fim de tentar conter o crescimento em progressão geométrica dos brasileirinhos e as ações educativas para que a juventude brasileira não se tornem pais e mães tão cedo.
Bem longe disso, lembrei de meu amigo segurando aquele frágil pedaço de gente com um sorriso amarelo, felizão da vida, mesmo sabendo das dificuldades que é "colocar um guri nesse mundão de Deus."
Fiquei pensando no próprio ato de gerar um filho. É sempre bom lembrar que, nós homens, também geramos os filhos, apenas não carregamo-os durante os nove derradeiros meses, daí cabe dizer que todo o mérito e as dores também são delas.
Mas voltando ao assunto, penso o quanto é belo e também louco ter em suas mãos alguém que vem de ti, uma criatura que depende de ti tanto para chegar ao mundo, quanto para continuar por aqui.
Acordar na madrugada, alimentá-lo, cuidar quando estiverem doentes e limpá-los ( bem que eles poderiam ficar sempre limpinhos!).
Acho que para alguns pais o momento de colocá-los para dormir deva ser umas das partes mais interessantes, já que é o momento de descanso de ambos. Os pais já cansados do cotidiano de trabalho e de cuidados com sua cria e o filho cansado de sua rotina "estressante" de leite, de papinha, de brincadeiras, de choros, de xixi e de cocô.
Talvez em meu caso esse momento seria propicio para tocar meu violão, ninar a criança e, também, envolvê-lo com o mundo da música e, principalmente, com as minhas preferências musicais. Já pensou se o garoto me sai um John Lennon ou um Bob Marley? Brincadeiras a parte, filho é um lance muito complicado, ainda mais quando se é novo.
Belo, mágico e transcendente diria, mas muita "responsa" para mim, sobretudo no momento em que estou, isto é, sendo estudante (entenda como sinônimo de dependência dos pais).
Fazer a vida viver. Vê-la crescer e tomar seu rumo. Acho que os pais pensam mais ou menos isso dos seus filhos.
Vou ficando por aqui, porque eu ainda tenho vários textos para ler.
Quanto aos os bebês? Eles já estão dormindo...

4 comentários:

Unknown disse...

aUHEUAheuaHEUHAuehUAHEUHAe
cara, muito bom o texto....
é por essas e outras que eu acho que vocês, psicólogos, vão dominar o mundo!
aeuhauheuaheuhaeuhauehuahe

Fabio Sauzza disse...

post bacana meu brother,parabéns......será um prazer voltar e ler aos demais.
passa lá no meu,você vai se amarrar..........parabéns,ótimo blog.
até a próxima

Srtª Elis° disse...

ola..bom gostei do seu blog simples e bem direto.... primeira vezx que venho aqui....pscilogia me fascina....
xeroo!

Vitoria Viana disse...

Adorei o texto!
vc escreve super bem
Parabéns
vou seguir seu blog
beijoss
http://vitoriaviana.blogspot.com/