terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Música que toca as vísceras


Depois de alguns meses, volto a dar uma passadinha por aqui. Quem sabe nas próximas semanas conto um pouco de minha epopéia semestral (trabalhos intermináveis da faculdade, etc..), mas hoje quero falar mesmo é sobre um som maravilhoso que estou escutando para marcar a abertura de minhas férias. O som é do Habib Koité & Bamada...
Habib nasceu 1958 em Mali que fica, mais ou menos, próximo a países como a Mauritania, Niger, Argelia e Costa do Marfim. Habib tornou-se conhecido pela forma bem peculiar de tocar violão, a chamada afinação pentatônica, adiciona-se aí umas "jogadas" percursivas, feito por seus coadvuantes Bamada, a batida meio flamenca, meio blues, então você tem um som bastante consistente em arranjos, batidas e, claro, visceral. Algo que achei bastante interessante no que diz respeito a música de Koité é que o cara canta suas músicas na sua língua-mãe: o Bambara. Já havia escutado alguns sons indígenas, orientais e afro que, obviamente, fazem suas canções em suas línguas, mas achei bem peculiar a forma como Koité canta, além de também trazer algumas músicas em Francês e Inglês.
Eu sei que, se conselho fosse bom, venderíamos, mas fica aqui a dica:

http://www.contrejour.com/artists/habibkoite/

http://br.youtube.com/watch?v=E-ZiZnycnWY


10 comentários:

Unknown disse...

nao gostei! voce mora em dos lugares com a cultura musical mais rica do pais e vai babar ovo de musicos do Mali...eles fazem batuque fudido e e nada mais. nao entendo isso...deixar de comer alcatra em casa para comer carniça na rua.

YagoMurakami disse...

Não faz muito o meu estilo de musica =/
abraços!

http://wallnosekai.blogspot.com/

Anônimo disse...

Não concordo com o André ai.
Tu pode gosta do que quiser, porém só pq os musicos do Mali o atrai, não quer dizer que ele desmerece a musica da região dele. :D

Apesar de não fazer o meu tipo, eles são bons no batuque.

ushaduhasdhuasuhda

www.fator-d.blogspot.com
passa lá !

Ana Célia disse...

tb não concordo com o André.
A gte tem mesmo que conhecer a cultura de outros povos.
O q devemos fazer é não dar ibope à essa "cultura" brasileira de lixo que rola por aí, como funk, axé, bandinha de emo, etc, e dar mais valor a verdadeira cultura brasileira: frevo, maracatu, samba...

mas valeu a dica!

Bekinhaa disse...

Poxa amei o blog!

=D

Anônimo disse...

eheheh tu gosta do que quiser mesmo ninguém tem nada a ver com isso o som nõ faz muito meu estilo mas émuito bom!

LawlietShoujo disse...

Gosto não se discute mesmo :)
Mas eu vou aproveitar pra dar uma olhada depois, quem sabe!
Beijos :*

Anônimo disse...

legal seu blog
parabens
sucesso

ED CAVALCANTE disse...

Ouvi "Din Din Wo". Cara, gostei muito. Um violão legal, pensei até que era instrumental, demora a cantar. Mas gostei do vocal também, dá pra ver que é música de raiz, sem pretenções comerciais! boa dica!

Paula disse...

Nao faz meu estilo , mas bom Blog

http://fotosdodia.brogui.com/