quarta-feira, 29 de julho de 2009

Nostalgia ou saudosismo?


Férias, momento perfeito para viajar, sair com os amigos e todas aquelas saidinhas que não são feitas durante o semestre. Correto? Nem tanto. Em meu caso, férias é aquele período para mergulhar na busca de outros sons, músicas, artistas, etc. Entenda mergulho aqui como uma pesquisa intensa acerca da vida, discos e arranjos do artista. Nessas férias fiz um re-visita as obras de Tom Zé, Mutantes e até de uns caras que possuem ótimas obras, sobretudo, na década de 60 e 70, tais como Ivan Lins, Tim Maia e o próprio Roberto Carlos. Quase um dia inteiro sentado, fuçando em páginas da web, procurando por albúns célebres e informações sobre a pré-produção do disco para depois escutar atentamente cada disco ou até mesmo colocar no mp4, aproveitando que vou a padaria comprar um paõzinho, então podemos fazer isso escutando novas canções, não é?
Vocês devem estar se perguntando: ok, legal, músicas dos anos 60, 70, mas o qual a relação dos Los Hermanos com esses caras? Calma, eu explico. Certo dia estava em mais uma busca de sons, quando mamãe indagou-me sobre algo, quase como uma provocação: "estranho, a maioria das músicas que você escuta é do meu tempo e quase todos os cantores que você gosta já morreram." Silencie e apenas dei um risinho tímido diante do que foi dito, mas confesso que, mais tarde, aquilo gerou em mim um grande questionamento, ou seja, será que ela está realmente tem razão?
Pensando nisso, fui verificar de meus cds, então vejamos alguns que encontrei:

Vinícius de Moraes & Quarteto em Cy
Elis Regina - Fascinação
Toquinho e Vinícius
Chico Buarque - Ao Vivo Paris Zenith
Milton Nascimento - Caçador de Mim
Lô Borges - Clube da Esquina
Ray Charles - Coletânea Vol 1
Nirvana - Nevermind
Pearl Jam - "O abacate"

Ok, tudo bem. Então vamos a minha pasta de músicas do computador. Entre muitas coisas contidas lá encontrei:
Cartola - 1972
The Doors - Discografia
Baden Powel e Vinícius - Afrossambas
Chico Buarque - Discografia
Beatles - Vários albuns
Chico Science e Nação Zumbi - Da lama ao Caos
Tom Zé - Vários albuns
Caetano Veloso - Antologia Poética
Herbie Hanconck - The Finest Jazz
Chet Baker - White Blues
Coleção Todo Choro - Série de Chorinho
Tropicália ou Panis et Circencis

No fim, deparei-me com os seguintes discos"atuais": Los Hermanos (1999), Bloco do eu Sozinho (2001), Ventura (2003), 4 (2005). Diante desse panorama, fiquei pensando "caramba será falta de abertura de minha pessoa aos novos sons e músicos que estão na área ou realmente estou certo em afirmar que os Hermanos foram uma das poucas bandas contemporâneas que conseguiram produzir algo legal e contribuitivo para o cenário musical de nosso país?"
Talvez um pouco, mas é preciso reconhecer que o que há na cena hoje não me satisfaz. Se me satisfaz, é bem pouco. É evidente que temos que olhar para alguns caras que estão fazendo um trabalho legal, um pequena lista aqui seriam os trabalhos da Céu, dos caras do 3 na massa, Mombojó, entre outras. Mas é infímo diante de Toms, Tims, Ivans, Miltons e Chicos que surgiram em um passado não tão distante de nós. Nesse sentido que devo discordar de Suassuna quando diz o presente é bem melhor que o passado. Pelo menos na música, para mim, o passado é bem melhor que o presente. O passado é presente...

8 comentários:

Unknown disse...

Gostei das Suas Pespectivas..

Realmente alguns Músicos Fazem falta.. Hoje em dia cantores bons são poucos, e cantores bons e com boas letras então quase impossíveis.. Gosto muito de skank, acho que os caras tem uma boa batida e letras interessantes..

Chico Buarque! Amo de Paixão! Cara Talentoso e inteligente..

Vou virar seguuidora e fã do BloG

BeijãO ;*

Forró Danado disse...

boas perspectivas...

o passado é um bom lugar pra se abrigar, e para buscar respostas e saídas para coisas do presente...

Fábio Dantas disse...

Hermano,

Que logo o recesso seja só passado mesmo.

E que a volta seja logo nosso presente.

[]ão!!

Judah Emanuel disse...

Concordo, principalmente como disse "Paula", mas concordo em partes.
A maioria desses músicos citados remontam à época da ditadura, onde as únicas opções era o exílio ou "falar nas entrelinhas", forma inteligente de expor suas idéias e evitar a censura, ou até sendo censurados, enfim, a música tinha um maior valor cultural, beneficiando nossos ouvidos (risos).
Nos dias atuais a sociedade pouco se interessa pelo que acontece no poder, ou talvez os músicos atuais se preocupem apenas em fazer-nos dançar e se manterem nas "paradas de sucesso". Posso não estar certo, mas acredito nessa relação de hoje e o outrora.

Mas eu vejo daqui que grande parte do movimento musical desse cenário atual foram influenciadas por esses Senhores. Como Los Hermanos (super fã incondicional) que ao meu ouvir tem inspiração forte em Chico Buarque (curto muito mesmo), dentre outros, saca?. Tem muita coisa boa aparecendo agora no "movimento indie" que talvez você ainda não tenha escutado rei!

Mas é só o que eu acho sobre isso..

Gostei muito deste post rei. Aliás, seu blog parece ser muito bom. Vou adicionar nos links em meu blog pra mantermos contato.

D disse...

Teu gosto musical é bem parecido com o meu, e sempre ouço mamãe falar o que a sua falou em relação ao som que você curte...Viajo muito nesse passado bom! E realmente Los Hermanos é de uma ótima qualidade, também gosto muito de Engenheiros do Hawai e O Teatro Mágico...

Legal teu blog =)

D disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helene Eichel disse...

Cara, não posso negar que a nossa música vem sofrendo certa deteriorisação. Nossas rádios sendo invadidas por bregas e swingueiras não era exatamente como eu gostaria de ver o futuro. as tens que admitir que na musica internacional ainda temos bons nomes. Oasis, um pouco mais antiga, ou nevershoutnever, ainda são banda que valem a pena se escutar. Fica a dica. :*

L. disse...

arrasou no post, lex.

concordo plenamente.

beijo no coração!